11/03/2024 10:28 • Leitura de 2min.

Especialistas mundiais em tecnologia são unânimes: a Inteligência Artificial é mais do que uma onda, é um iminente tsunami. Nesse contexto, nos perguntamos: como nossas cidades se preparam não apenas para enfrentar, mas também para aproveitar as oportunidades dessa revolução?

Na vanguarda das transformações e inovações tecnológicas, temos orgulhos de apresentar o “Sistema Integrado de Inteligência Modular – SIIM”. Este sistema abrangente une o conceito de “gêmeo digital” de ativos urbanos, as infovias modernas e as aplicações de smart city. Centralizando essas informações, temos o Centro de Operações Integradas – COI, que, por meio da inteligência artificial, processa e analisa os dados, potencializando a gestão eficiente das cidades.

Com o conceito de ‘gêmeo digital’, o SIIM cria uma representação virtual e dinâmica dos ativos urbanos, permitindo simulações em tempo real das intervenções e dos possíveis impactos de obras, eventos climáticos e sociais. Porém, esta réplica digital vai-se além de uma simples imagem: ela age como um espelho ativo da realidade urbana, oferecendo a capacidade de antecipar cenários, realizar testes de alterações e aperfeiçoar estratégias urbanas com uma precisão inédita.

A virtualização, em sua essência, é silenciosa, mas para ser verdadeiramente eficaz, ela precisa se comunicar e interagir. Nesse contexto, as infovias desempenham um papel crucial, servindo como as artérias vitais da nossa cidade digital. Elas conectam o virtual ao real, aproveitando desde intrincadas redes de cabos subterrâneos até avançadas conexões 4G (LTE) e 5G. Esta infraestrutura robusta assegura uma transmissão de dados ágil e eficiente, otimizando a tomada de decisões.

No cerne do SIIM estão as diversas funcionalidades de uma cidade inteligente, com diversas aplicações. Reconhecendo cidades como entidades dinâmicas, o sistema identifica e enfrenta uma gama de desafios, desde mobilidade urbana, segurança pública até gestão de resíduos. Equipado com ferramentas digitais de ponta e alinhado à realidade concreta das metrópoles, o SIIM garante que a infraestrutura urbana reaja e se adapte de maneira ágil e robusta diante dos obstáculos.

O coração de todos esses sistemas é o nosso Centro de Operações Integradas – COI. Neste epicentro, a inteligência artificial processa informações, dados e acontecimentos, otimizando decisões rotineiras e fornecendo ferramentas avançadas para a gestão municipal. Desta forma, os gestores têm à disposição recursos para avaliar, planejar e, sobretudo, executar serviços públicos de maneira coesa e eficaz. Cada fragmento de dado, cada simulação realizada e cada decisão tomada são meticulosamente coordenadas neste núcleo, assegurando que os benefícios tecnológicos se traduzam em melhorias concretas para a comunidade.

Você pode gostar

Ver tudo